quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Oito pacientes deixam o Hospital Vera Cruz


Mais oito pacientes receberam alta do Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz na manhã desta quarta-feira (31). Sete foram levados para uma Residência Terapêutica (RT), em Perdizes, na capital paulista, e um foi para a casa da família na cidade de Carapicuíba. Os internos – quatro homens e quatro mulheres – tinham, em média, 30 anos de internação.

Pouco antes da saída, todos estavam na sala de espera do hospital com suas referidas malas. Aos poucos se despediram dos demais pacientes e funcionários. A viagem para a nova moradia ocorreu na companhia de assistentes sociais, que são as referências técnicas responsáveis por cada um deles, além de representantes da equipe de Desinstitucionalização da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES).

A coordenadora de Saúde Mental da SES, Mirsa Elisabeth Dellosi, explica que com essa saída o Vera Cruz passa a contar com 389 internos. Desses, 111 são moradores de Sorocaba.

Ela explica ainda que novas saídas de pacientes estão previstas para o mês de setembro. Ao ser encaminhado para a RT, o interno tem direito ao benefício mensal do Programa de Volta pra Casa, no valor de R$ 412, para manter os custos de ordem pessoal. Ao receber a alta, cada um leva toda a documentação pessoal com declaração de tempo de internação, pertences e medicamentos para 30 dias, até que sejam referenciados pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de cada município.

A completa desinstitucionalização dos pacientes de saúde mental está prevista para ser concluída até dezembro de 2016, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre as partes e os ministérios públicos estadual e federal.

Guapiara

Também na manhã desta quarta-feira, uma equipe de Saúde Mental de Guapiara visitou o Vera Cruz. O município está implantando uma Residência Terapêutica, tipo II. Atualmente há quatro internos de Guapiara e outros quatro de cidades vizinhas. As equipes já trabalham na hipótese de levar os oito nos próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário