quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Sorocaba conquista vitória no tênis de mesa nos Abertos



O tênis de mesa sorocabano, classe masculina, se reabilitou da derrota sofrida no primeiro dia de competições dos Jogos Abertos do Interior, em São Bernardo do Campo, e conquistou a primeira vitória nesta quinta-feira (15). Os atletas da União Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba venceram Jundiaí por 3 a 1. O evento, apelidado de Olimpíada Caipira, segue até o dia 24 de setembro.


 Nas demais modalidades, Sorocaba não teve bom aproveitamento no segundo dia de competições dos Abertos. Até as 16h desta quinta-feira (15), apenas os homens do tênis de mesa tinham alcançado resultado positivo.

Pela manhã, no vôlei masculino e feminino, duas derrotas: dos homens para Franca, por 2 a 1, e das mulheres para Piracicaba, por 2 a 0. No futsal masculino, outro revés: Dracena venceu os sorocabanos do Magnus por 2 a 0. Pela malha, Piracicaba ganhou de Sorocaba por 54 a 40.

Até o fechamento desta nota, os resultados das disputas do basquete feminino, contra Piracicaba, partida das 15h, e futsal feminino, diante de São José do Rio Preto, ainda não haviam sido divulgados.

Na edição 2016 dos Abertos, Sorocaba integra a chamada primeira divisão, graças ao título dos Jogos Regionais, realizados em julho em Avaré. Quando disputou a elite, em 2014, o município alcançou o sexto lugar.

Primeiro dia

No primeiro dia de competições, nesta quarta-feira (14), Sorocaba teve três vitórias: no tênis de mesa feminino, no futsal masculino e no basquete feminino.

A primeira vitória veio no tênis de mesa feminino: 3 a 1 sobre Franca. Depois, porém, as mulheres perderam o segundo jogo do dia: 3 a 2 para Mogi das Cruzes.

Se as mulheres estrearam bem no tênis de mesa, o mesmo não se repetiu com os homens. Enfrentaram, logo de cara, a anfitriã São Bernardo do Campo, uma das equipes favoritas, treinada pelo ex-atleta olímpico Hugo Hoyama, e foram derrotados por 3 a 1.

No futsal masculino, representada pelo Magnus Futsal, a cidade bateu Campinas por 4 a 3, com dois gols de Simi, Mithyuê e Daniel. Ainda nas quadras, mas com a bola laranja, o basquete feminino teve as meninas de Sorocaba superando Hortolândia por 67 a 36.

No vôlei de praia feminino, as sorocabanas foram desbancadas por Marília: 2 a 0. O mesmo placar se registrou no masculino duas vezes, com derrotas de Sorocaba de manhã e à tarde para São José dos Campos e Piracicaba, respectivamente. Na malha, a disputa foi intensa, mas Jundiaí levou a melhor por 12 a 10.

As atletas do futsal feminino também entraram em quadra pela manhã, mas não tiveram sucesso contra Piracicaba e perderam por 3 a 0. À tarde, no futsal masculino, os homens bateram Campinas por 4 a 3. No campo, as mulheres do futebol sorocabano foram goleadas: 7 a 0 para Mogi das Cruzes, que conta com atletas da Portuguesa. 

GCM detém adolescente por tráfico no Vitória Régia

A Patrulha Comunitária da Guarda Civil Municipal (GCM) realizava patrulhamento pelo bairro Parque Vitória Régia, na noite desta quarta-feira (14), quando ao acessar a rua José Trugillano avistou um adolescente e um motociclista em atitude suspeita. Ao perceber a viatura, o motociclista evadiu-se e o adolescente, ao tentar fugir, jogou um pacote contendo 29 pinos de cocaína.

Questionado pelos GCMs, o menor falou da existência de mais entorpecente escondido no muro de um imóvel em construção, nas proximidades. No local foram localizados 41 pinos de cocaína. O adolescente admitiu que realizava o tráfico de drogas na rua há 6 meses.

Levado junto com a mãe ao Plantão na Delegacia Participativa de Polícia (DPP) Norte, foi registrado o ato infracional do menor como tráfico de entorpecentes e liberou o mesmo aos cuidados da responsável legal.

Feira de doação de animais prossegue nesta sexta-feira em Sorocaba


Quem pretende quer um amigo de quatro patas tem até está sexta-feira, dia 16, das 9h às 16h, para adotar um animalzinho de estimação. A Secretaria da Saúde, por meio da Seção de Controle Animal, da Divisão Zoonoses, está realizando a feira mensal de doação de animais, na Praça Dirceu Doretto, ao lado da Telha Norte, no Campolim.

Na feira estão filhotes de até três meses e quem adota um animalzinho recebe toda a orientação dos técnicos da Zoonoses sobre os cuidados e deveres que devem ser observados na tutela do bichinho.

Na manhã desta quinta-feira (15) o funcionário público, Márcio Antonio Landulfon Chedid e a mulher, a advogada Larissa Magnati Chedid, resolveram adotar um gato. Eles vieram preparados inclusive com uma caixa de transporte para levar o animal.

Segundo Márcio, ele dá preferência para a adoção de animais, tanto que já tem outro felino de 10 anos que, também, foi adotado. “Acho extremamente importante adotar”, comenta.

O casal resolveu adotar mais um gato porque o filho de cinco anos está muito triste com a fuga de outro bichano da casa: “Ele está sentindo a falta”, diz Larissa reiterando a posição do marido quanto à importância da adoção de animais. “Eu sempre adotei. Quando morava com meus pais sempre tivemos de cinco a sete cachorros e todos adotados”, revela.

Quem adota um animal da feira precisa apresentar um documento e assinar o termo de adoção responsável. Os novos donos também têm direito à castração dos animaizinhos, assim que completarem seis meses de vida.

Além das feiras, é possível adotar cães e gatos diretamente no Canil da Seção de Controle Animal, que fica na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, no Jardim Zulmira. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h. 

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Jovem é detido por pichação no Campolim

A Guarda Civil Municipal (GCM) deteve na tarde desta segunda-feira (12) um jovem de 22 anos por pichação a um ponto de táxi, no Parque Campolim. Uma equipe de Patrulha Bike, em ronda pelas ruas do bairro, foi acionada por munícipes que relataram a situação de um rapaz pichando a guarita do ponto de táxi na Avenida Domingos Júlio.

De acordo com as características, os GCMs localizaram L.R.N. na Avenida Antônio Carlos Comitre que confirmou a pichação e apresentou duas canetas de pincel atômico utilizadas na infração.

O suspeito foi encaminhado para a Delegacia Participativa de Policia (DPP) Sul, onde foi elaborado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) de natureza: pichar, grafitar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano (Lei 9605/98). As canetas foram apreendidas e o jovem liberado.

O TCO é um registro de um fato tipificado como infração de menor potencial ofensivo, ou seja, os crimes de menor relevância que tenham a pena máxima cominada em até dois anos de cerceamento de liberdade ou multa.

GCM detém mulher por roubo de celulares no Centro de Sorocaba

A Guarda Civil Municipal (GCM) deteve uma mulher pela prática de roubo de celulares, na área central da cidade. A ocorrência é do último sábado (10), quando uma equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) foi solicitada para atender o caso. A informação era a de que um casal havia subtraído dois celulares de uma vítima, na Rua Paula Souza.

Com a descrição dos suspeitos, os guardas municipais localizaram a mulher na Rua Leopoldo Machado. A.P.R.A., de 33 anos, assumiu o roubo após ser capturada e ter tentado descartar uma faca. Com ela foi encontrado apenas um dos aparelhos e a quantia de R$ 36. A alegação foi a de ter vendido o outro celular pela quantia recolhida pela GCM. Quanto ao comparsa, disse que não sabia de seu paradeiro.

A vítima do roubo foi localizada no terminal São Paulo e reconheceu o celular como de sua propriedade e a suspeita como sendo um dos praticantes do crime. A infratora foi conduzida à Delegacia Participativa de Polícia (DPP) Sul, onde uma consulta de antecedentes criminais constatou mandado de prisão em regime fechado, expedido pela Vara Criminal da Comarca de Votorantim. O boletim de ocorrência foi feito por roubo e a mulher ficou à disposição da Justiça.

Handebol juvenil não chega à Série Ouro da Liga do Estado de São Paulo


A seleção sorocabana de handebol feminino, categoria juvenil, não alcançou a tão sonhada vaga na série ouro da Liga Estadual da modalidade, a Lhesp. O feito poderia ter se concretizado caso tivessem vencido Botucatu – adversário direto na briga pela quarta colocação -, nesta quinta-feira (8), em Sorocaba, no Ginásio Nilton Torres. Elas, no entanto, perderam por 23 a 17 e deram adeus à competição.

Para chegar à Série Ouro, as meninas precisariam ter terminado, ao menos, na quarta colocação, o que era possível antes do confronto diante das botucatuenses - Sorocaba tinha 13 pontos e as adversárias 14. Antes da partida, a auxiliar técnica Aline Rosas, a Pará, lembrou que a equipe estava em início de trabalho e que a Lhesp foi a primeira competição de muitas atletas. A inexperiência, portanto, teria sido um dos motivos que dificultaram o avanço à próxima fase.

As garotas do juvenil se despedem da Lhesp com 10 partidas disputadas (oito derrotas e duas vitórias) e 14 pontos ganhos. Marcaram 105 gols e sofreram 202, um saldo negativo de 97. O primeiro lugar da chave, na fase de classificação, ficou com Tietê, que somou 28 pontos.

Adulto

Se no juvenil não foi possível chegar à Série Ouro, isso não se repetiu no adulto, já que as atletas vão disputá-la. O time principal terminou a primeira fase na liderança da chave, com 33 pontos ganhos, 377 gols marcados e 198 tomados, saldo de 179. O confronto do mata-mata será contra Atibaia, mas ainda sem data confirmada – só acontecerá depois dos Jogos Abertos do Interior, que começam neste sábado (10) em São Bernardo do Campo e se encerram em 24 de setembro. 

Denúncia ajuda a recuperar bicicleta do Integrabike

Após uma denúncia anônima, a equipe de Patrulha Comunitária da Guarda Civil Municipal (GCM) recuperou uma bicicleta do sistema Integrabike, na noite desta quinta-feira (8). A ocorrência começou no Centro de Operações e Inteligência (COI) quando um cidadão indicou o furto de uma bicicleta da Estação da Praça Maestro Nilson Lombardi, no Jardim Ipiranga.

A equipe da Patrulha Comunitária da GCM, após recebimento das características do suspeito, foi até o local sabendo que o autor do furto tinha seguido em direção ao bairro Júlio de Mesquita Filho. No patrulhamento pelas imediações, os guardas localizaram o suspeito pedalando pela contramão, na Avenida Dr. Américo Figueiredo. Em fuga, o homem acabou abandonando a bicicleta na Rua Heitor Azevedo Hummel.

Videomonitoramento auxilia na detenção de suspeitos de roubo

As câmeras de videomonitoramento do Centro de Operações e Inteligência (COI), da Guarda Civil Municipal (GCM), auxiliaram, na noite de quinta-feira (8), na prisão de um suspeito e também na detenção de um menor por roubo. O crime aconteceu em um estacionamento de veículos na Rua São Bento, centro da cidade.

Resultado de imagem para assalto desenho

Uma equipe de Ronda Ostensiva Municipal (Romu) realizava patrulhamento preventivo quando foi solicitada averiguação de possível roubo a um estacionamento na Rua São Bento. Com as características dos suspeitos, os GCMs localizaram A. M. O, de 24 anos e um menor de idade, 16 anos, na Rua Pedro Hirofumi Nakazoni, próximo ao local do roubo. Um terceiro suspeito conseguiu fugir. 

Com o homem estavam um celular avaliado em R$ 1.500 e R$ 20,00 em dinheiro. O menor não portava nada de ilícito.

De acordo com um funcionário do estabelecimento, três indivíduos anunciaram o roubo e coube ao maior de idade pegar o dinheiro do caixa. O adolescente estava de posse de uma arma de fogo. A arma não foi encontrada pelos GCMs. Acredita-se que o terceiro suspeito estava com ela. 

A dupla foi levada ao Plantão Sul da Delegacia Participativa de Polícia, onde foi registrada a ocorrência como roubo consumado (art.157 CP). O maior foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) e o menor à Fundação Casa.


GCM detém homem por agressão contra mulher em Sorocaba

A Guarda Civil Municipal (GCM) atuou na noite da última quarta-feira (07) em defesa de uma mulher vítima de violência doméstica, no Jardim Lopes de Oliveira. A ocorrência teve início no Centro de Operações e Inteligência (COI) onde um guarda municipal, que estava de folga na data, pediu apoio para deter um homem de 37 anos de idade, por agressão a sua mulher.

 O GCM atendeu a pedido de socorro dos filhos da vítima, uma mulher de 44 anos, que estaria sendo agredida pelo padrasto com uma cadeira. Ao chegar ao local, o guarda a encontrou machucada, com um corte profundo no supercílio. Ao falar da agressão, disse que é constantemente ameaçada pelo homem e que já havia registrado boletim de ocorrência contra o agressor.

Na casa ainda foi encontrada uma porção de maconha que, segundo a vítima, era de propriedade do companheiro. Também foi localizado um facão que era usado nas ameaças. A mulher foi encaminhada até a UPH Zona Norte para atendimento médico e em seguida conduzida a Delegacia de Polícia Norte para registro da ocorrência.

O agressor foi encaminhado para o Plantão Norte, onde a ocorrência foi registrada e uma fiança no valor de R$ 10 mil reais arbitrada. O homem está à disposição da Justiça e responderá por Violência Doméstica, Lesão Corporal, Ameaça (Lei Maria da Penha) e por guardar drogas na residência.

Comerciante detém suspeito de furto e pede ajuda à GCM

Um comerciante do Jardim São Guilherme foi protagonista, na noite da última quarta-feira (7), da detenção de um suposto ladrão. O rapaz de 22 anos acabou retido pelo dono do estabelecimento que, em seguida, solicitou apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) via Centro de Operações e Inteligência – COI.

No local, os guardas municipais encontraram o jovem que teria furtado produtos de higiene pessoal, mas, ao perceber que estava sendo observado, tentou fugir e acabou detido pelo comerciante. Segundo sua narrativa, o que chamou a atenção foi o comportamento estranho do suspeito. Com ele estavam dois desodorantes que teriam sido furtados.

Levado ao Plantão Policial da Zona Norte, ele foi autuado por furto e encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Sorocaba.

Ciclovia da Av. Américo de Carvalho é repintada

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Serp) realizaram, durante esta terça-feira (13), a repintura no piso da ciclovia que corta os bairros Jardim América e Jardim Europa. O serviço foi executado em aproximadamente 1.950 metros de extensão, cortando os canteiro central da Av. Américo de Carvalho, passando, ainda, pela Rua Bento Mascarenhas Jequitinhonha (Jardim Europa).



A iniciativa tem como objetivo melhorar o trânsito e também a segurança daqueles que se utilizam diariamente desses espaços exclusivos dos ciclistas. Concluído os serviços na Av. Américo de Carvalho, a equipe se desloca para a Av. Itavuvu onde também promoverá a melhoria na ciclovia local. Serão cerca de 3.600 metros, da Av. Ipanema até o segundo cruzamento com a Rua Atanásio Soares.

O material utilizado na recuperação da pintura é específico para pisos de concreto, indicado para sinalização viária em atendimento às exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Concluído o serviço de repintura, a próxima etapa estará a cargo da Urbes - Trânsito e Transportes, que fará a sinalização do trecho repintado.

A Serp mantém um trabalho contínuo de manutenção que inclui repintura, poda de árvores, roçagem, limpeza e reparos no piso de toda a malha cicloviária da cidade. Funcionários percorrem periodicamente as vias para identificar aquelas que necessitam de algum tipo de intervenção.

Sorocaba conta atualmente com mais de 124 quilômetros de ciclovias que cortam a cidade de Leste a Oeste e de Norte a Sul, com predominância na Zona Norte da cidade. Desse total, seis quilômetros são de ciclofaixas e sete quilômetros de faixa compartilhada com ônibus (Ruas Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer e Avenida General Carneiro) ou pedestres

Segundo a Serp, trata-se de investimento na qualidade de vida do cidadão, uma vez que torna menor o tempo de transporte entre a residência e o trabalho. As ciclovias ainda operam como espaços voltados ao lazer e às atividades físicas.

Definida a data de estreia da LSB no Novo Basquete Brasil

A organização do Novo Basquete Brasil (NBB) divulgou, nesta segunda-feira (12), a tabela com todas as datas das partidas do primeiro e segundo turnos da competição. A Liga Sorocabana de Basquete (LSB) sabe, agora, que a estreia será em 10 de novembro, uma quinta-feira, às 20 horas, contra o Mogi das Cruzes/Helbor, no Ginásio Professor Hugo Ramos, fora de casa.



Ao que tudo indica, a LSB, que representa Sorocaba, não terá vida fácil diante do adversário da primeira rodada. Isso porque o Mogi das Cruzes é o atual líder do Campeonato Paulista, com 26 pontos (12 vitórias em 14 partidas). A competição também é disputada pelo time sorocabano que, por sua vez, a três rodadas do fim da primeira fase está fora da zona dos playoffs, em nono lugar, com 17 pontos e apenas três vitórias em 14 jogos.

Pelo estadual as duas equipes se enfrentaram na quinta rodada do primeiro turno. Resultado: vitória dos comandados do técnico Guerrinha por 79 a 58. A LSB e o Mogi voltam a medir forças pelo Paulista em 22 de setembro, quando os sorocabanos recebem o adversário às 20h, no Ginásio Municipal Gualberto Moreira.

Abertura do NBB


A partida que abre os trabalhos do NBB 2016-2017 será no dia 5 de novembro, um sábado, às 14 horas, com o duelo entre Flamengo e Bauru Basket, no Ginásio Panela de Pressão, local em que o time do interior paulista manda suas partidas.

Esta será a segunda temporada consecutiva na qual as equipes inauguram a competição, já que o jogo inicial sempre corresponde à última decisão. Na edição 2015/2016 o time carioca derrotou os paulistas na final, disputada em uma melhor de cinco jogos, por 3 a 2, e conquistou seu quinto título, o terceiro seguido.

Para a atual edição do NBB os times vão jogar entre si em turno e returno na fase de classificação. Os 12 melhores colocados, então, avançam aos playoffs. As duas piores equipes da primeira fase caem automaticamente para a Liga Ouro. Na “segunda divisão” do basquete, a exemplo do que já ocorria em anos anteriores, somente o campeão subirá à “primeira divisão”. O NBB 2017-2018, portanto, terá 15 times.

Atletas sorocabanos começam viagens ao ABC para disputa dos Abertos


Ao menos 80 integrantes da delegação sorocabana que vai disputar os Jogos Abertos do Interior, em São Bernardo do Campo, já partiram para o ABC Paulista no início da tarde desta terça-feira (13). A competição, apelidada de “Olimpíada Caipira”, é a maior da América Latina, envolve mais de 200 municípios e, nesta edição, contará com a participação de aproximadamente 18 mil pessoas.

Por volta das 14 horas, as delegações do futebol e futsal feminino, tênis de mesa (masculino e feminino), basquete feminino, malha e kick boxing saíram do Ginásio Municipal “Dr. Gualberto Moreira”, em dois ônibus rumo a São Bernardo do Campo. As primeiras disputas dos Abertos estão marcadas para esta quarta-feira (14), segundo programação divulgada pela organização no site oficial: http://bit.ly/2cjAvdh.

De acordo com o chefe da Divisão de Eventos Esportivos da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), José Renato Salia, os demais representantes de Sorocaba vão viajar conforme as datas de suas competições. Nesta quarta, por exemplo, um micro-ônibus levará, pela manhã, mais 20 competidores (10 da ginástica e 10 das damas). No total, cerca de 500 pessoas vão compor a delegação sorocabana.

Na edição 2016 dos Abertos, Sorocaba integra a chamada primeira divisão, graças ao título dos Jogos Regionais, realizados em julho em Avaré. Quando disputou a elite, em 2014, o município alcançou o sexto lugar. Se a colocação for mantida neste ano, Salia afirma que será um bom resultado, tendo em vista que outras 12 cidades serão concorrentes. “E se conseguirmos subir uma posição, melhor ainda”, acrescenta.

Histórico

A atual campeã dos Abertos é a anfitriã, São Bernardo do Campo. Dentro de casa, buscará seu quinto título na história da competição: venceu 1973, 2011, 2013 e 2015. Santos é a maior vencedora de todos os tempos da competição, com 26 primeiros lugares.

As provas serão realizadas em mais de 30 espaços esportivos de São Bernardo do Campo. As modalidades em disputa são: atletismo, atletismo ACD, basquetebol, biribol, bocha, boxe, capoeira, ciclismo, damas, futebol feminino, futebol masculino, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, kickboxing, luta olímpica, malha, natação, natação ACD, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol, xadrez e, nesta edição, excepcionalmente, badminton, tiro com arco e skate.

Sorteados do Carandá devem apresentar documentos exigidos

Por meio de resolução publicada no Jornal “Município de Sorocaba” da última sexta-feira (9), a Secretaria da Habitação (Sehab) convocou 664 sorteados do residencial Jardim Carandá para apresentação de documentos exigidos pelo Banco do Brasil, órgão financiador das moradias. Essa é mais uma das etapas para tentativa de atendimento dos interessados no Programa Habitacional.



Algumas das exigências do BB referem-se à regularização do CPF na Receita Federal em virtude da alteração do estado civil, a apresentação de documentos inelegíveis, incompletos e com emendas e rasuras, além da efetiva comprovação do estado civil.

Para agilizar o atendimento, a Sehab estabeleceu o dia e o horário nos quais os sorteados devem comparecer para solucionar suas pendências. Mesmo assim, nos dois primeiros dias do chamamento, o número de candidatos ficou muito abaixo do esperado. Na segunda-feira (12), das 136 pessoas convocadas por meio do Jornal do Município, apenas 46 compareceram à Sehab. Nesta terça-feira (13) a situação não foi diferente e apenas 68 pessoas estiveram no segundo andar do Palácio dos Tropeiros para regularizar sua condição de sorteado ao Carandá; outros 136 haviam sido convocados.

O baixo comparecimento se traduz em prejuízo aos sorteados que, em virtude da ausência, serão excluídos do processo de tentativa de atendimento do Programa Habitacional Jardim Carandá. Outro fator de extrema relevância diz respeito ao prazo de entrega dos imóveis, visto que isso não acontece enquanto o número total de apartamentos disponibilizados (2.560) não estiverem com seus proprietários definidos, mediante a finalização da análise da demanda pelo órgão financiador.

Nesta sexta-feira (16) a Secretaria da Habitação faz nova publicação no Jornal do Município trazendo outras convocações.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Trabalhadores da construção civil serão vacinados

Funcionários de dois canteiros de obras da cidade serão imunizados contra o tétano na próxima semana. A ação faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) – ligado à Secretaria da Saúde (SES) -, o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e o Serviço Social da Construção Civil (Seconci).

Na próxima quinta-feira, dia 8 de setembro, às 11h, cerca de 40 trabalhadores recebem a antitetânica numa obra onde atuam, no Campolim. Na sexta, dia 9, no mesmo horário, será a vez dos profissionais de outro canteiro no mesmo bairro.

Desde o mês de julho, quando a ação teve início, 405 pessoas foram imunizadas contra o tétano. Além da vacina, os trabalhadores são orientados a procurar um centro de saúde do município a fim de verificar a necessidade de tomar outras vacinas, caso não estejam em dia.

Como participar

Podem participar empresas do ramo da construção civil de Sorocaba, desde que associadas ao Sinduscon. As corporações interessadas em vacinar seus funcionários devem entrar em contato com o Seconci, pelo telefone (15) 3221.0017 ou pelo e-mail sorocaba@seconci-sp.org.br.

Casa do Cidadão da Nogueira Padilha recebe unidade móvel do Sebrae

Os pequenos empreendedores formalizados ou não, da região da Vila Hortência, poderão tirar dúvidas, fazer consultas e outros serviços junto ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no próprio bairro. Na próxima quinta-feira (8), das 10h às 16h, a unidade móvel do Sebrae atenderá na Casa do Cidadão da Nogueira Padilha.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e a regional Sorocaba do Sebrae-SP. Desde o início de maio deste ano, as Casas do Cidadão têm recebido a unidade móvel em datas programadas para atendimento aos micro e pequenos empreendedores.

Já na segunda-feira, dia 26, será a vez da Casa do Cidadão do Jardim Ipiranga receber o Sebrae móvel. Em outubro o atendimento será nas Casas do Cidadão do Éden e na Vila Hortência, respectivamente nos dias 17 e 24. Os empreendedores sorocabanos serão atendidos sempre das 10h às 16h, por ordem de chegada e não há necessidade de agendamento prévio.

O Sebrae Móvel é um escritório itinerante, montado num veículo personalizado e dotado de toda estrutura para dar suporte aos analistas. Nele, é possível fazer consultas técnicas sobre gestão, obter informações sobre formalização do negócio e, ainda, ter dúvidas esclarecidas, entre outros atendimentos.

O atendimento também é voltado aos futuros empreendedores que têm dúvidas sobre abertura de empresa e para aqueles que já formalizados. A unidade móvel conta com internet móvel, celular, notebooks, impressora, rede wi-fi, TV de LED, mesas e cadeiras. Para atender os munícipes, a unidade ainda tem o apoio de funcionários da estrutura do Espaço Empreendedor, ligado à Sedet.

Trecho da Av. Dom Aguirre será fechado no sábado para realização de corrida

A Urbes – Trânsito e Transportes informa que, a partir das 17 horas deste sábado (3), interditará o trecho da Avenida Dom Aguirre compreendido entre a Avenida Arthur Bernardes até a Ponte Dom José Melhado (Radial Norte) para a realização da Corrida Night Race, que começará às 19 horas.

Agentes de trânsito estarão posicionados para contribuir com a segurança dos atletas, que compartilharão a Avenida Quinze de Agosto com os veículos, e orientar os motoristas quanto às opções de desvios. As vias serão liberadas após o término da atividade esportiva.

Festival dará início às atividades do Centro Nacional de Balonismo em Iperó

No terreno da antiga Oficina de Soldagem de Trilhos, em Iperó, onde havia apenas uma área abandonada e lixo acumulado, será instalado o Centro Nacional De Balonismo Iperó – CNBI. Esse novo espaço já está sendo preparado e a administração caberá à empresa Johnny Do Balão Balonismo Promocional, com mais de 15 anos de experiência nacional e internacional no ramo do balonismo, vencedora do processo de concessão da área.



Após a Prefeitura de Iperó ter a posse do imóvel da antiga Oficina de Soldagem, foi iniciado um trabalho para destiná-lo a atividades de lazer, cultura e turismo. O espaço concedido ao Centro Nacional De Balonismo não inclui o prédio da antiga Oficina, que será reestruturado através de uma parceria entre a Prefeitura e a Rumo/ALL (concessionária da ferrovia) e utilizado pela Administração Municipal para o desenvolvimento de projeto voltado à cultura e ao turismo em Iperó. Também está em planejamento pela Municipalidade a construção de uma praça em frente à entrada da antiga Oficina.

Os mais de 61 mil m² da área permitirão que o CNBI seja referência turística nacional na prática do balonismo. A ideia é incentivar o turismo, alavancar o desenvolvimento, gerar renda e empregos para a cidade, desenvolver um projeto social e destinar 500 horas anuais para atividades culturais, educacionais e recreativas para alunos da rede pública, idosos que integram os programas assistenciais e a população em geral.

Para dar início às atividades no CNBI, no dia 18 de Setembro acontecerá o II TREX Brasil de Balonismo / 1º Iperó Balão Festival, que terá o apoio da Prefeitura de Iperó. São esperados mais de 50 balões que irão enfeitar o céu e colorir a cidade com voos pela manhã e à tarde. Também haverá uma oficina de pipas para alegrar a criançada. O público estimado é de mais de três mil pessoas durante as atividades que acontecerão das 6h às 18h.

Em terra, o cantor Fauzer Dener fará um show às 17h. No ar, o show ficará por conta do multicolorido e das formas inusitadas dos balões que ao longo do dia enfeitarão a paisagem, combinando com o verde da natureza e o azul do céu, formando um quadro de rara beleza. Com entrada gratuita, toda a comunidade estará envolvida e se divertindo com as provas que exigirão o máximo de técnica dos pilotos.

Balões em formatos especiais como a Galinha Pintadinha e a Nave da Xuxa, além dos principais campeões de balonismo brasileiros como Luís Silvestre, Fábio Passos, Marcos Paulo e Warley Macedo, estarão presentes para abrilhantar ainda mais o evento, marcar com chave de ouro o início das atividades no CENTRO NACIONAL DE BALONISMO, divulgar o espaço, o projeto e o município de Iperó. Será o primeiro de vários eventos grandiosos que o balonismo trará para a cidade.

Homem é detido suspeito de furtar cândida e cera de museu

A Guarda Civil Municipal (GCM) deteve por furto, na madrugada desta sexta-feira (02), um rapaz de 32 anos. O homem arrombou a porta do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana para pegar material de limpeza utilizado na unidade.

Após disparo do alarme do Mefs, que é conectado diretamente ao Centro de Operações e Inteligência (COI), uma viatura foi em atendimento à ocorrência e percebeu um indivíduo nas imediações carregando uma caixa de papelão com a inscrição “Museu da Fepasa”. Dentro estavam 1 litro de água sanitária, 5 litros de cera líquida, 5 litros de removedor e 1 unidade de sabonete líquido.

No Museu foi constatado o arrombamento da porta do depósito e encontrado um cabo de madeira com uma espátula adaptada.

O rapaz foi encaminhado ao Plantão Policial na DPP Sul, onde foi autuado por Furto Qualificado e, em seguida, recolhido ao Centro de Detenção Provisória Sorocaba.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Ato Cívico e Desfile vão celebrar o 7 de Setembro em Sorocaba

Na próxima quarta-feira (dia 7), a partir das 8h, o Parque das Águas, no Jardim Abaeté, recebe o Ato Cívico e o Desfile Comemorativo aos 194 anos da Independência do Brasil. A solenidade contará com hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Sorocaba. Em seguida, às 8h30, começa o desfile com a participação de cerca de 30 instituições civis e militares de Sorocaba.

O evento comemorativo será realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7) e o 7º Batalhão de Polícia Militar. A previsão é da presença de um público de 5 mil pessoas.

O desfile também contará com a participação de veículos motorizados usados pelas instituições, que vão passar pela avenida Dom Aguirre no sentido bairro/centro, a partir da pista de skate do Parque das Águas. A solenidade está prevista para ocorrer até às 11h, com dispersão na rua João Gabriel Mendes.

Entre os participantes estão o Tiro de Guerra de Sorocaba; 7º Batalhão de Polícia Militar; 15º Grupamento de Bombeiros; Guarda Civil Municipal; Distrito Escoteiro Sorocaba; Clube Desbravadores e Aventureiros; Guarda Mirim de Sorocaba; Oficina de Integração CEU Azul; Associação de Karatê Kuro Obi; e Rotary Club Internacional.

Para a realização do desfile, a Urbes – Trânsito e Transportes vai efetuar a interdição do trânsito no perímetro do evento. Além disso, o Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (Saae) disponibilizará água potável à população na área da concentração do desfile cívico, próximo à Estação do Integrabike e próximo ao palanque.

Oito pacientes deixam o Hospital Vera Cruz


Mais oito pacientes receberam alta do Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz na manhã desta quarta-feira (31). Sete foram levados para uma Residência Terapêutica (RT), em Perdizes, na capital paulista, e um foi para a casa da família na cidade de Carapicuíba. Os internos – quatro homens e quatro mulheres – tinham, em média, 30 anos de internação.

Pouco antes da saída, todos estavam na sala de espera do hospital com suas referidas malas. Aos poucos se despediram dos demais pacientes e funcionários. A viagem para a nova moradia ocorreu na companhia de assistentes sociais, que são as referências técnicas responsáveis por cada um deles, além de representantes da equipe de Desinstitucionalização da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES).

A coordenadora de Saúde Mental da SES, Mirsa Elisabeth Dellosi, explica que com essa saída o Vera Cruz passa a contar com 389 internos. Desses, 111 são moradores de Sorocaba.

Ela explica ainda que novas saídas de pacientes estão previstas para o mês de setembro. Ao ser encaminhado para a RT, o interno tem direito ao benefício mensal do Programa de Volta pra Casa, no valor de R$ 412, para manter os custos de ordem pessoal. Ao receber a alta, cada um leva toda a documentação pessoal com declaração de tempo de internação, pertences e medicamentos para 30 dias, até que sejam referenciados pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de cada município.

A completa desinstitucionalização dos pacientes de saúde mental está prevista para ser concluída até dezembro de 2016, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre as partes e os ministérios públicos estadual e federal.

Guapiara

Também na manhã desta quarta-feira, uma equipe de Saúde Mental de Guapiara visitou o Vera Cruz. O município está implantando uma Residência Terapêutica, tipo II. Atualmente há quatro internos de Guapiara e outros quatro de cidades vizinhas. As equipes já trabalham na hipótese de levar os oito nos próximos meses.

Guarda Municipal de Sorocaba detém jovem por furto no CEI 67

Um jovem de 20 anos foi detido pela Guarda Civil Municipal por tentativa de furto no Centro de Educação Infantil “Profª Maria das Graças Arruda P. Nardi” - CEI 67, localizado na Vila Barão. A detenção aconteceu em flagrante na madrugada desta quarta-feira (31) após o vigia que estava no interior do prédio perceber movimento junto à caixa de energia elétrica. Acionado, o Centro de Operações e Inteligência (COI) enviou uma viatura para averiguar a situação, visto que o local já foi alvo de vândalos.

Na Rua Percito de Souza Queiroz, que fica próxima à unidade, a equipe da Ronda Municipal se deparou com o jovem que tentou fugir e dispensar algumas ferramentas que carregava. Detido, confirmou que pretendia furtar a fiação elétrica da escola, pois está desempregado e passa por dificuldades financeiras.

O rapaz foi encaminhado ao Plantão Policial Sul, onde foi registrada a ocorrência como tentativa de furto qualificado. O suspeito foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Sorocaba.
Um jovem de 20 anos foi detido pela Guarda Civil Municipal por tentativa de furto no Centro de Educação Infantil “Profª Maria das Graças Arruda P. Nardi” - CEI 67, localizado na Vila Barão. A detenção aconteceu em flagrante na madrugada desta quarta-feira (31) após o vigia que estava no interior do prédio perceber movimento junto à caixa de energia elétrica. Acionado, o Centro de Operações e Inteligência (COI) enviou uma viatura para averiguar a situação, visto que o local já foi alvo de vândalos.

Na Rua Percito de Souza Queiroz, que fica próxima à unidade, a equipe da Ronda Municipal se deparou com o jovem que tentou fugir e dispensar algumas ferramentas que carregava. Detido, confirmou que pretendia furtar a fiação elétrica da escola, pois está desempregado e passa por dificuldades financeiras.

O rapaz foi encaminhado ao Plantão Policial Sul, onde foi registrada a ocorrência como tentativa de furto qualificado. O suspeito foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Sorocaba.

Guarda Municipal de Sorocaba detém jovem por furto no CEI 67

Um jovem de 20 anos foi detido pela Guarda Civil Municipal por tentativa de furto no Centro de Educação Infantil “Profª Maria das Graças Arruda P. Nardi” - CEI 67, localizado na Vila Barão. A detenção aconteceu em flagrante na madrugada desta quarta-feira (31) após o vigia que estava no interior do prédio perceber movimento junto à caixa de energia elétrica. Acionado, o Centro de Operações e Inteligência (COI) enviou uma viatura para averiguar a situação, visto que o local já foi alvo de vândalos.

Na Rua Percito de Souza Queiroz, que fica próxima à unidade, a equipe da Ronda Municipal se deparou com o jovem que tentou fugir e dispensar algumas ferramentas que carregava. Detido, confirmou que pretendia furtar a fiação elétrica da escola, pois está desempregado e passa por dificuldades financeiras.

O rapaz foi encaminhado ao Plantão Policial Sul, onde foi registrada a ocorrência como tentativa de furto qualificado. O suspeito foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Sorocaba.