A Prefeitura de Sorocaba promove nesta terça-feira (dia 31), das 9h às 11h e das 14h às 16h, o plantio de aproximadamente 250 árvores nativas e frutíferas em áreas públicas do bairro Nova Esperança, com a participação de crianças e adolescentes da comunidade. Os dois espaços são utilizados frequentemente para o descarte irregular de entulho.
Realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a atividade integra a programação da Semana Municipal do Lixo Zero, realizada em comemoração ao Dia Municipal do Lixo Zero (30 de maio), conforme institui a lei municipal nº 11.290/2016. O principal objetivo da Sema é promover o conceito Lixo Zero, criando alternativas de gestão sobre os resíduos que são gerados, a fim de garantir os recursos naturais para as próximas gerações.
O plantio terá a participação de alunos da EM "Prof. Benedito José Nunes", do Centro de Educação Infantil "Elvira Nani Monteiro" (CEI-33), do Centro de Educação Infantil "Prof.ª Yolanda Prestes Neder" (CEI-71), do Território Jovem Nova Esperança e da Pastoral do Menor. Cada grupo chegará num horário determinado e receberá as orientações da equipe da Sema, para o plantio das árvores.
A intenção da equipe da Secretaria é envolver crianças e adolescentes do bairro no plantio, para que elas ajudem a cuidar das árvores e inibam o descarte irregular de resíduos nestes locais, melhorando a qualidade de vida da população por meio da arborização urbana.
Todas as mudas utilizadas no plantio foram produzidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Projeto "Recomeçar - Plantando a Liberdade", com a mão de obra de reeducandos do sistema prisional. Para a ação, a Secretaria do Meio Ambiente está providenciando toda a estrutura necessária, como a limpeza da área, preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, e utilização de tutores e insumos.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, caso chova o plantio será cancelado e remarcado para uma nova data. As áreas públicas estão localizadas no final da Rua Paula Mayer Cattini e ao lado da EM "Prof. Benedito José Nunes".

Nenhum comentário:
Postar um comentário