terça-feira, 28 de junho de 2016

GCM recupera motocicleta e dois veículos roubados

Após denúncia de munícipes, a Guarda Civil Municipal (CCM), durante patrulhamento preventivo terça-feira (22) nos bairros Vila Haro, Itapemirim e Caguaçu, localizou uma motocicleta Ronda/Biz e dois veículos roubados, sendo um VW/Gol e um Ford/Verona.

O VW/Gol foi roubado próximo ao Hospital Regional e, no mesmo dia, encontrado no bairro Itapemirim. Já o Ford/Verona foi localizado à noite pela equipe da Patrulha Comunitária da GCM, nas margens da Rodovia Emerenciano Prestes de Barros, no bairro Caguaçu. Esse carro estava sem os pneus, bateria e o aparelho de som. Ambas as ocorrências foram registradas no Plantão Policial Norte.

Já a Ronda/Biz estava com uma jovem de 18 anos de idade, na Vila Haro. Os GCMs constataram que a placa estava adulterada e que a moto é objeto de roubo realizado em abril deste ano. A jovem foi conduzida ao Plantão Policial Sul e autuada em flagrante por receptação, permanecendo à disposição da Justiça.

Recesso em escolas municipais começa no dia 11 de julho

 A Secretaria da Educação (Sedu) inicia no dia 11 de julho o período de recesso escolar para os 43.098 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e nível Médio, matriculados nas das escolas da rede municipal de Sorocaba.

Conforme o calendário escolar planejado pela Sedu, o recesso escolar prossegue até o dia 22 de julho. Porém, nos dias 25 e 26 de julho haverá reuniões de replanejamento para os educadores. Com isso, os alunos voltarão às aulas no dia 27 de julho, quando terá início aos 3º bimestre do ano.

O atual ano letivo na Rede Municipal de Ensino começou no dia 11 de fevereiro e se encerra em 21 de dezembro.

GCM apreende 327 porções de drogas no fim de semana

A Guarda Civil Municipal de Sorocaba (GCM) deteve três homens que traficavam drogas na Zona Norte de Sorocaba, no último fim de semana. Foram duas ocorrências e, no total, a Guarda aprendeu 327 porções de entorpecentes.

O primeiro caso teve origem em denúncia anônima. Na sexta-feira (24) à noite, Dois homens estavam comercializando drogas em um bar na Avenida Ipanema, próximo a Escola Estadual “Jordina Amaral de Arruda”. Uma equipe da GCM fazia o patrulhamento preventivo pelas proximidades e localizou os dois suspeitos. A dupla tentou fugir, mas foi alcançada pelos guardas.

Um deles, um soldador de 37 anos de idade, admitiu o tráfico. O outro envolvido é um supervisor de vendas de 43 anos, proprietário do bar existente no local. Numa caixa de madeira dentro do estabelecimento havia uma sacola plástica contendo 140 microtubos de cocaína, 142 porções de maconha e R$ 116,30. Atrás do recipiente, a GCM localizou um revólver calibre 38, com 05 munições intactas e numeração raspada.

Outro caso

A segunda ocorrência de tráfico foi no domingo (26) pela manhã, na Vila Helena, próximo à Oficina do Saber do bairro. Também a partir de denúncia anônima, os GCMs identificaram um jovem de 23 anos de idade. Na pochete, ele trazia 37 microtubos de cocaína, 03 pedras de crack, 05 porções de maconha e R$ 100. Aos guardas, o jovem confirmou que vendia drogas nos arredores.

Em ambos os casos, os envolvidos foram levados à Delegacia de Polícia Participativa (DPP) da Zona Norte e, depois, encaminhados ao Centro de Detenção Provisória de Sorocaba.

Sorocaba leva título no Circuito Paulista de Vôlei de Praia


A equipe da Pró-Esporte, que representa a Prefeitura de Sorocaba em competições oficiais, disputou neste domingo (26) os jogos decisivos do 3º Circuito Paulista de Vôlei de Praia, realizado em Bauru (SP).


Na classe feminina, a dupla Míriam Volkweis e Kawane conquistou o título, vencendo na final as atletas Shirlei e Lucília, por 2 a 0. Para Míriam, a conquista para a cidade é o ponto mais importante. “Neste torneio, não tem como vacilar. Sabendo da qualidade dos nossos adversários, entramos concentradas em todos os jogos e levamos o nome de Sorocaba ao ponto mais alto do pódio”, comemora.

Já a dupla Tiago Castilhos e Gustavo ficou com o vice-campeonato na categoria masculina, após perder a final para Luccas e Júlio, pelo placar de 2 a 1. Com os pontos somados, Sorocaba se manteve na liderança do circuito. “A cada etapa, o nível técnico das duplas tem aumentado. Fizemos jogos duríssimos e terminar em segundo foi muito bom”, conta Tiago.

O 3º Circuito Paulista de Vôlei de Praia é organizado pela Federação Paulista de Voleibol e, para 2016/2017, a previsão é de serem realizadas seis etapas.

O próximo compromisso da equipe local, que tem apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), será no Festival de Vôlei de Praia, em Campos do Jordão (SP), de 1º a 3 de julho.

Sorocaba acumula 368 casos de dengue desde julho de 2015

Novo boletim divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES), nesta segunda-feira (27), aponta que 368 casos de dengue (275 autóctones e 93 importados) foram confirmados desde julho de 2015. Um caso de óbito por dengue, que estava sob investigação pela DVE/SES, teve o diagnóstico confirmado pelo sorotipo 1 da doença, vírus de maior circulação no município. É o primeiro do tipo no atual Ano-Dengue (2015-2016), que se encerra em 2 de julho.


Até o 18 de junho, a incidência de casos da doença no Ano-Dengue 2015-2016 foi de 57,06 para cada 100 mil habitantes. No Ano-Dengue 2014-2015, o número de registros chegou a 8.921,23 para cada 100 mil munícipes. No período, aliás, Sorocaba viveu uma epidemia de dengue e contabilizou 37 mortes. O boletim da DVE/SES mostra dados até a Semana Epidemiológica (SE) 24. A queda no número de casos no Ano-Dengue 2015-2016 é evidente. O pico de registros da doença ocorreu na SE 15, com 35 no total. Depois disso, porém, o gráfico sobre a distribuição da doença mostra declínio.

Por região

A predominância de casos autóctones no atual Ano-Dengue é observada na Regional Oeste de Saúde, com 131 ao todo e a maioria, 21, na região da Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque São Bento. Depois, com a segunda maior quantidade de registros, está a Regional Sudeste, com 77, sendo 18 na área da UBS Vila Haro. Por último, vem a Regional Norte, com 67 casos e 15 somente na abrangência da UBS Jardim Maria do Carmo.

“Nota-se que estamos com as áreas em estado de alerta, porém em declínio acentuado dos casos nas últimas semanas”, reitera a DVE/SES. Acrescenta, também, que “o vírus predominante circulante continua sendo o sorotipo DEN1”. Apenas um exame, encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz de forma amostral, apontou o sorotipo DEN4.

“O paciente era morador de rua, não tendo endereço fixo, nem possibilidade de investigação quanto ao local provável de infecção”, esclarece a DVE/SES.

Ações continuam
Embora a cidade esteja em melhor situação quanto às confirmações da doença se comparada àquela do Ano-Dengue 2014-2015, as ações semanais de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também da zika e chikungunya, continuam.

Nesta semana, as visitas dos agentes às casas e o controle de criadouros do Aedes aegypti ocorrem nos bairros Nova Sorocaba, Vila Angélica, Jardim Maria do Carmo, Vila Gabriel, Jacutinga, Jardim Rodrigo, Jardim Guaíba, Jardim Santo André I, Jardim São Conrado e Jardim Montevidéu. Além disso, uma equipe da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), da Secretaria Estadual de Saúde, estará no bairro Júlio de Mesquita para o mesmo procedimento. Já as nebulizações serão realizadas na Vila Colorau e no Jardim Vera Cruz.

“Mantemos a orientação de monitoramento dos imóveis e enfatizamos a importância de combatermos o Aedes aegypti como única forma de controlar a disseminação das três doenças (dengue, zika e chikungunya). Elimine recipientes com água parada e trate com sabão em pó ou detergente os criadouros que não possam ser eliminados”, orienta a DVE/SES.

A DVE/SES alerta que, além de serem intensificadas as medidas de eliminação de criadouros, os munícipes devem procurar imediatamente uma unidade de saúde caso apresentem sintomas de alguma das três doenças. “Também é importante se hidratar em abundância, permanecer em repouso, usar repelente e só fazer uso de medicamentos sob prescrição médica”, enfatiza Rafael.

Zika, chikungunya e microcefalia

No boletim divulgado pela DVE/SES também constam informações sobre zika, chikungunya e microcefalia. Em relação à primeira delas, são, ao todo, 74 notificações no período do levantamento. Três casos foram confirmados por exames laboratoriais (dois importados e um autóctone) e 09 por critério clínico-epidemiológico.

A DVE/SES informa, ainda, que 43 casos foram descartados para a doença e outros 19 continuam sendo investigados. Há ainda 13 gestantes que tiveram suspeita de zika, por apresentarem manchas pelo corpo. Em exames, porém, 06 casos tiveram diagnóstico negativo para a patologia. O restante aguarda os resultados.

No que se refere à microcefalia, houve notificação de 06 casos envolvendo crianças com suspeita da doença. Um deles foi descartado após exames e outros cinco permanecem em investigação quanto à microcefalia e possível correlação com o vírus zika.

Quanto à chikungunya, foram 48 notificações, sendo 17 descartadas. E 16 tiveram confirmação: 08 por exames laboratoriais e 08 por critério clínico-epidemiológico. Outros 15 estão aguardando resultados.

“Reforçamos ainda mais o alerta aos profissionais de saúde para que fiquem atentos aos sinais e sintomas das três doenças, identificando os casos suspeitos, notificando-os imediatamente, e também para que fiquem atentos aos protocolos de atendimentos e tratamentos preconizados pelo Ministério da Saúde”, ressalta a DVE/SES.

Judô traz prata para Sorocaba nos Jogos da Juventude

Após os confrontos realizados no último sábado (25), a equipe do Judô na Faixa, que representa a Prefeitura de Sorocaba em competições oficiais, encerrou sua participação nos Jogos Abertos da Juventude (JAJ) com o vice-campeonato geral.


Leonardo Araújo Conceição foi o destaque do grupo, sendo campeão da categoria “Absoluto”. O judoca também ficou com a prata, disputando pela classe “Médio”. Já Andrei Ricardo Scaraviello recebeu a medalha de bronze, finalizando em terceiro na categoria “Super Ligeiro”.

O Judô na Faixa também anotou pontos com mais dois atletas. Paulo Henrique Cantenede – dos Ligeiros – e Matheus Fernandes Vieira – da divisão Leve – terminaram na quarta colocação, o que contribuiu para a posição do time na classificação final.

Sorocaba finalizou a campanha com 32 pontos, empatada com Araçatuba na segunda posição. O ouro ficou com Guaíra, que somou 42 pontos.

Mais resultados

Sorocaba faturou outros importantes resultados no domingo (26). Sob o comando da técnica Sandra Brenga, a ginástica feminina alcançou a medalha de prata na categoria por equipes, com Alanis Silva, terminando em terceiro lugar nas provas de solo. No atletismo, Jean Matheus também teve bom desempenho, conquistando o terceiro lugar no lançamento de martelo.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

PS de Traumas e Fraturas atende 2.448 pacientes no primeiro mês

Inaugurado no dia 1º de maio deste ano, o novo Pronto-Socorro de Traumas e Fraturas da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba realizou 2.448 atendimentos médicos. No primeiro mês de funcionamento dessa unidade, foram encaminhadas 77 internações de para leitos na própria Santa Casa e outros 04 pacientes acabaram transferidos para demais hospitais.



O espaço para receber pacientes encaminhados por outras unidades de emergência e urgência (UPHs, PAs e UPA) foi adaptado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES). “O paciente ao sofrer algum trauma, deve procurar por uma dessas unidades, para receber o atendimento clínico e depois, caso haja necessidade, são encaminhadas ao PS de Traumas”, explica o gestor geral da Santa Casa, José Luiz Pimentel.

Dos atendimentos realizados, 347 (14,2%) correspondem a retornos de pacientes originariamente assistidos na UPH da Zona Leste durante o mês de abril. Outros 487 (19,9%), têm relação com retorno de pacientes submetidos a tratamento cirúrgico na própria Santa Casa. “A nossa previsão é realizar 1.800 atendimentos ao todo nesse mês de junho”, ressalta.

Apenas 2,8% dos atendimentos corresponderam à demanda espontânea, isto é, pacientes atendidos sem regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que foram orientados a proceder quanto à necessidade de um atendimento prévio nas unidades emergenciais. O atendimento do pronto-socorro só opera no sistema “porta aberta” para recebimento de demandas de emergência atendidas pelo Samu 192.

O PS de Traumas e Fraturas da Santa Casa conta com três consultórios, sala de gesso, posto de enfermagem, recepção, sala de curativo e cinco macas de repouso. Ao todo são 20 profissionais da área que se revezam nos plantões. Os casos emergenciais de alta complexidade em ortopedia continuam sob responsabilidade do Estado, via Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), inclusive aqueles atendidos pelo Samu.

Guarda Municipal detém dupla que assaltava ônibus

Na noite desta terça-feira (07), a Guarda Civil Municipal (GCM) efetuou a prisão de R.J.M. (21) e L.W.S. (18), logo após ambos realizarem dois roubos a coletivos na zona norte de Sorocaba.


O Centro de Operação e Inteligência (COI) recebeu a informação de que duas pessoas tinham praticado o crime em ônibus das linhas 62 (Parque São Bento) e 26 (Ipanema Bom Jesus).

A partir da denúncia, uma equipe da Patrulha Comunitária da GCM, que efetuava ronda preventiva, foi acionada e capturou os assaltantes na Rua Nicanor Marques, na Vila Angélica.

Com os acusados, os guardas localizaram 51 cartões de Vale Social, um flaconete de cocaína, uma porção de maconha e R$ 33, além da réplica de uma arma, utilizada nos crimes.

A dupla foi levada ao Plantão Policial Norte e apresentada à autoridade. Os dois acabaram autuados em flagrante, por roubo, e depois, recolhidos ao Centro de Detenção Provisória de Sorocaba (CDP).

terça-feira, 7 de junho de 2016

Guarda Munucipal detém infratores durante “apagão” em Sorocaba



Durante o “apagão” que atingiu Sorocaba e outras cidades da região, na noite desta segunda-feira (6) a Guarda Civil Municipal (GCM) deteve J.L.F. (31 anos), J.L.S. (28 anos) e um adolescente de 17 anos, enquanto o trio furtava e vandalizava as instalações da Casa do Cidadão no bairro Ipiranga, inclusive da agência dos Correios que funciona no local.

Uma viatura da Ronda Municipal foi acionada pelo Centro de Operações e Inteligência (COI), por volta das 20h, após denúncia de que a Casa do Cidadão estava sendo depredada. No local, a equipe surpreendeu dois dos indivíduos, J.L.F. e seu sobrinho de 17 anos carregando diversos pacotes. Ao notarem a aproximação da guarda, descartaram o material e tentaram a fuga, mas sem sucesso.

Na Casa do Cidadão, a GCM constatou o arrombamento de portas e janelas, e encontrou objetos e correspondências revirados. Foi observado também que produtos estavam separados para serem levados posteriormente, incluindo o cofre daquela unidade dos Correios.




Durante a apreensão, o efetivo também observou um veículo Gol, na cor azul, que deixou o local de forma suspeita e foi visto depois, no momento em que o adolescente detido era conduzido até a residência dele, para comunicação do ocorrido. Dessa forma, a GCM abordou o veículo, mas o motorista conseguiu fugir por uma mata próxima. O passageiro, J.L.S., foi detido portando objetos provenientes do furto. Os fatos foram apresentados no Plantão Policial Sul.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura (SPG), a Casa do Cidadão do bairro Ipiranga está com o serviço à comunidade reestabelecido. Já a agência dos Correios, mais avariada, retomará o atendimento normal até a próxima sexta-feira (10).

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Defesa Civil divulga balanço de ocorrências da chuva em Sorocaba

A Defesa Civil de Sorocaba informa que as fortes chuvas registradas no fim de semana em Sorocaba – entre os dias 3 e 5 de junho, provocaram sobretudo alagamento de vias e quedas de muros e de árvores. Conforme levantamento, até o início da manhã desta segunda-feira (06) não houve registro de vítimas e desabrigados. Nos últimos três dias choveu 125,1 milímetros na cidade, sendo que a estimativa inicial para o mês todo é de 160 mm.

As equipes da Defesa Civil identificaram a queda de uma árvore dentro do Terminal Santo Antônio, na Rua Leopoldo Machado, e a ocorrência de danos estruturais em um sobrado na Rua Gregório Ramos dos Santos, 164, no bairro Santa Cecília, cujo local foi interditado. Houve um caso de deslisamento, na Rua Humberto Sampaio de Souza, 14, no Jardim Nova Esperança, e três de queda de muro: nas ruas Rita de Carvalho Monteiro, 127, no Retiro São João; Vitor Gomes Correia, em Brigadeiro Tobias; e Mogi Mirim, no bairro Cidade Jardim.

Ao todo, 16 vias ficaram alagadas o que motivou, inclusive, o cancelamento da festa Junina Beneficente de Sorocaba (Afejubes), no Parque das Águas, neste domingo (5). A chuva provocou inundação, causada por enxurrada, nas ruas Victor Gomes Correia, 256, e Martins Erval, 216, ambas em Brigadeiro Tobias; Av. Comendador Pereira Inácio, 1.612, Vergueiro; e Rua Santa Terezinha, 266, Santa Terezinha.

Confira a relação completa das ruas em que foram constatados alagamentos:

• Av. 15 de Agosto - Retiro São João

• Rua João Gabriel Mendes, prox. Dom Aguirre - Jd. Maria do Carmo

• Av. Dom Aguirre (sentido bairro, Pq. da Águas)

• Rua Antônio Silva Saladino – Pq. Vitória Régia

• Rua Osório Antônio de Lima – Pq. Vitória Régia

• Rua Heitor Ferreira Prestes – Pq. Vitória Régia

• Rua Victório Escabia – Pq. Vitória Régia

• Rua Orsélio Pereira – Pq. Vitória Régia

• Rua Francisco Sieldler – Pq. Vitória Régia

• Rua José Martinez Peres – Pq. Vitória Régia

• Rua Zemira Rosa x Rua Silvio Fernandes Oliveira – Pq. Vitória Régia

• Rua Jowala Singh x Rua Silvio Fernandes Oliveira – Pq. Vitória Régia

• Rua Antônio Gatto da Fonseca x Silvio Fernandes Oliveira – Pq. Vitória Régia

• Rua Adolpho Goldman x Rua Silvio Fernandes Oliveira– Pq. Vitória Régia

• Rua Sílvio Fernandes de Oliveira – Pq. Vitória Régia

• Rua Flor de Carvalho – Éden

A Defesa Civil continua com os trabalhos de limpeza e sinalização nessas 16 vias e a recomendação aos munícipes é evitar passar por esses locais. As equipes de agentes contam com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Secretaria de Serviços Públicos (Serp) e Urbes – Trânsito e Transportes.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Iperó: Projeto esportivo é aliado no combate às drogas

Incluir a criança e o adolescente na sociedade através do incentivo ao esporte, afastando-os das drogas. Esse é o objetivo do “Esporte Incentivo”, uma ação da Prefeitura de Iperó, através do Departamento de Esportes, em parceria com o projeto “Caminhando Contra as Drogas”. As atividades serão desenvolvidas uma vez por mês.

Organizado pelos professores Alyson Soares e Lucas Zovaro Branco, o primeiro evento aconteceu no último dia 21, na Escola Municipal “Professora Henory de Campos Góes”. Cerca de 60 pessoas participaram das gincanas de perguntas e respostas, treino funcional, pula corda, cabo de guerra, queimada, handebol, futsal, gincana de torta na cara, jogos de tabuleiros, além de apresentação de dança e canto, palestra motivacional e sorteio de premiações aos participantes.

Patrícia Virgínia da Silva, coordenadora do “Caminhando contra as Drogas”, fala sobre a parceria com a Prefeitura nessa nova iniciativa. “Nós já atuamos na prevenção, recuperação e reinserção social de dependentes químicos. Por isso, apoiamos ações como essa que ajudam a prevenir e orientar sobre os malefícios que a droga pode causar, não apenas aos dependentes, mas também aos familiares”, comentou.

"O incentivo ao esporte é importante e também auxilia no combate às drogas, com o foco na prevenção”, disse Alyson Soares.

“Com projetos dessa natureza incentivamos as nossas crianças e adolescentes na luta contra as drogas e ocupamos o tempo deles de modo construtivo, com esportes, interatividade e muito conhecimento”, explicou o prefeito Vanderlei Polizeli.

O próximo encontro do “Esporte Incentivo”, com novas atrações e modalidades, acontecerá em junho.

37ª Festa Junina de Sorocaba é prorrogada

A 37ª Festa Junina Beneficente de Sorocaba foi prorrogada até o dia 12 de junho no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. A solicitação foi feita à Prefeitura de Sorocaba pela Associação das Entidades Participantes da Festa Junina Beneficente de Sorocaba (Afejubes). Realizada pela Afejubes, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, a Festa Junina é realizada desde o dia 19 de maio, com shows diários, parque de diversões e uma praça de alimentação, com 33 entidades comercializando delícias típicas desta época do ano.



Nas barracas, o público pode saborear um cardápio variado, com pastel, crepe, lanches, espetinhos, fogazza, sopas, milho cozido, parmegiana, canjica, cocada, bolos, quentão, sucos e outras delícias. O evento também já contou com apresentação de quadrilha e concurso de miss caipira. Com a prorrogação, a Prefeitura de Sorocaba continuará dando o mesmo suporte ao evento. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) também já foi renovado.

Atrações

Nesta sexta-feira (dia 3), os sorocabanos que forem ao evento beneficente poderão conferir o show de Thaeme & Thiago. A entrada custará R$ 15. No sábado (dia 4), o público vai conferir apresentações da Quadrilha Tia Valdelice e Villa a 3, com ingressos a R$ 5. Já no domingo (dia 5), além de atrações infantis, como Frozen, Peppa, Guerra Civil, Minecraft, MC Biel subirá ao palco da festa. A entrada custará R$ 15.

De acordo com a Afejubes, a programação de shows da próxima semana será divulgada até segunda-feira (dia 6).

Ingressos e estacionamento
A 37ª Festa Junina Beneficente de Sorocaba funciona de terça a sexta-feira, a partir das 19h, aos sábados, a partir das 18h, e aos domingos, a partir das 16h. Os ingressos são vendidos no site http://seuingresso.net.br e em alguns pontos de venda de Sorocaba e região. Os bilhetes para a entrada no recinto da Festa Junina custam R$ 5, em dias de shows regionais; e R$ 15, em shows especiais. Operacionalizado pela Associação de Ajuda às Vítimas de Queimaduras (Aviq), o estacionamento oficial da festa tem capacidade para até 500 veículos. O valor é de R$ 10 em dias de shows regionais e R$ 15 em dias de shows especiais. Do valor arrecadado, 50% será destinado à Aviq e o restante dividido entre as outras 32 entidades participantes.

Mais informações pelo site www.festajuninasorocaba.com.br , pela página do evento na rede social Facebook (https://www.facebook.com/festajuninadesorocaba/) ou ainda pelo telefone (15) 3217-8342.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Sorocaba vence o Dia do Desafio 2016

O Serviço Social do Comércio (SESC), coordenador do Dia do Desafio, divulgou na tarde desta terça-feira (31) os resultados da competição realizada na última semana, em diversas localidades do mundo. A disputa entre Sorocaba e a cidade de Trujillo, no Peru, rendeu vitória para o município brasileiro, que registrou participação de 13,2% da população praticando exercícios físicos, correspondendo a 77.425 dos munícipes. A cidade peruana, com número de habitantes semelhante, anotou a presença de 6,29% das pessoas.



Para o Dia do Desafio de 2016, as secretarias de Esporte e Lazer (Semes), Saúde (SES), Educação (Sedu) e Administração (Sead) promoveram uma série de ações que convidaram os sorocabanos a colocarem uma atividade física na rotina. Voltadas a todas as faixas etárias, foram oferecidas aulas de zumba, de ginástica e de alongamento, em locais de grande aglomeração de pessoas, como a Praça Coronel Fernando Prestes, o Parque Carlos Alberto de Souza (Campolim) e o Paço Municipal. Todos os próprios esportivos municipais também colocaram as aulas regulares sob o tema da competição.

O Dia do Desafio é uma ação tradicional que tem como objetivo a inserção da prática de atividades físicas no cotidiano das pessoas, proporcionando aumento de saúde e qualidade de vida.

Licitação para reparos no estádio Walter Ribeiro está em fase final

A Comissão Permanente de Licitações da Secretaria de Administração de Sorocaba (Sead) vai abrir, às 9 horas desta quinta-feira (2), o envelope de proposta para contratar empresa que fará reparos na estrutura de concreto armado da arquibancada do Estádio Municipal “Walter Ribeiro”, o CIC.



Após o edital publicado em abril, no Órgão Oficial do Município, duas empresas apresentaram documentação, mas apenas uma, a Imprej Engenharia, atendeu aos requisitos. Na fase atual, será identificado o valor da execução dos trabalhos, que é de R$ 213.884,72. Finalizado o trâmite, o prazo para a conclusão da reforma é de até quatro meses, após emissão da Ordem de Início de Serviços.

O edital contempla a manutenção na estrutura de concreto armado das arquibancadas, no intuito de manter a segurança, por meio da conservação do próprio esportivo. A empresa ainda estará responsável por inibir a deterioração das estruturas, por meio de intervenções pontuais e superficiais contra a ação de intempéries. Por ser local que recebe jogos com grande número de espectadores, a ação atenderá, ainda, exigências de órgãos promotores de eventos esportivos.

A mesma comissão também abriu, na manhã de segunda-feira (30), o envelope de habilitação que compreende a execução de reforço estrutural nas torres de iluminação do estádio. Para o trabalho, com valor estimado de R$ 168.294,66, a empresa Athena Empreendimentos Técnicos manifestou interesse. Dessa forma, os documentos foram juntados ao processo e deixados para os procedimentos legais de análise e julgamento, posteriormente.

O Estádio “Walter Ribeiro” é o campo utilizado em jogos oficiais dos times Esporte Clube São Bento e Atlético Sorocaba. O CIC também recepciona demais eventos esportivos organizados pela Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), como partidas finais dos campeonatos varzeanos.

Três espécies de papagaio são as estrelas da nova campanha educativa do zoo de Sorocaba

Neste mês de junho, o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” lança mais uma edição da campanha educativa “Sobre qual animal você gostaria de saber mais?”. Desta vez, os sorocabanos podem votar pela internet em um dos três papagaios que habitam o parque: o papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), o papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) e o papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva).



Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o objetivo da campanha educativa é oferecer a oportunidade de a população conhecer um pouco mais sobre algumas espécies de animais que vivem no local. A cada mês, a equipe técnica do zoo escolhe três espécies de animais e é disponibilizado, na internet, um formulário de votação.

A escolha das espécies se deve a campanha da Sociedade de Zoológicos do Brasil (SZB), que definiu 2016 como o Ano do Papagaio, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o tráfico desse tipo de ave em todo o território brasileiro, difundir informações sobre as espécies ameaçadas no Brasil e buscar a ajuda da população para sua conservação.

De acordo com a Sema, a espécie que obtiver mais votos será contemplada com um vídeo especial, coordenado pela equipe do zoo, em parceria com o Serviço de Comunicação (Secom), que ficará disponível na internet a partir do dia 13 de junho e mostrará aspectos sobre sua biologia, ecologia e sobre sua vida no zoo.

Em maio, a espécie vencedora foi a cobra jararacuçu (Bothrops jararacussu), que recebeu 89 votos.

Mais um núcleo habitacional é regularizado em Iperó

Na tarde da última quarta (25), o prefeito de Iperó recebeu os moradores do bairro Capoavinha para entregar os registros de oito títulos de propriedade do ''Núcleo Úrsula Wiegand''. Foram beneficiadas as famílias residentes na área conhecida popularmente como ''casinhas atrás da Wika'', que esperavam pelos documentos há mais de 15 anos. O registro foi feito perante o Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Boituva.


O processo teve início em 2015, quando os moradores conversaram com o prefeito no ''Gabinete do Cidadão'' e solicitaram a regularização da área. Os trâmites foram finalizados após um estudo e a constatação da viabilidade. As escrituras e os registros foram emitidos gratuitamente, visto que a regularização foi feita pela Prefeitura.

Eliene Faustino dos Santos Rodrigues é uma das moradoras que conversaram com o prefeito na época pedindo a regularização. “Estou muito feliz com a conquista e me sinto mais segura por ter a documentação do imóvel. Moro aqui há 16 anos e sempre esperei por isso. Agradeço muito ao prefeito, que havia assumido esse compromisso com a gente”, disse.



“Tem sido importante o apoio do prefeito para a realização desse trabalho, que sempre valorizou a regularização fundiária em Iperó e reconhece os benefícios à população”, comentou Alessandra Pascoli, responsável pela regularização dos imóveis no município.

Com o loteamento registrado, o imóvel passa a ter matrícula individualizada, trazendo inúmeros benefícios às famílias, como a segurança jurídica da posse e a ampliação dos serviços públicos. O morador se torna o dono legal do imóvel, pode registrar e regularizar as construções existentes e o imóvel fica mais valorizado, além de ter acesso a financiamento bancário ou crédito no comércio.

“A regularização dos imóveis é um trabalho de grande importância e traz diversos benefícios para os moradores, que se tornam os legítimos proprietários. Temos uma parceria grande com o Governo do Estado, através da qual já regularizamos mais de mil imóveis em todo o município. A nossa equipe vem desenvolvendo esse trabalho com muita determinação e continuaremos focados nessa tarefa”, destacou o prefeito Vanderlei Polizeli.

Sorocaba é vice-campeã nos Jogos do Idoso de São Sebastião

Sorocaba é vice-campeã nos Jogos do Idoso de São Sebastião A equipe do “Viva Esporte e Lazer na Terceira Idade”, da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), disputou de quinta-feira (26) a domingo (29) a nona edição dos Jogos do Idoso de São Sebastião (Jiss). Entre mais de 400 atletas, vindos de sete cidades do Estado de São Paulo, a delegação sorocabana garantiu a segunda colocação geral, após conquistar 149 pontos.


A campeã, São Sebastião, venceu nos detalhes, com apenas dois pontos a mais, 151. São Bernardo do Campo completou o pódio em terceiro, com 141 pontos.

Entre as modalidades disputadas, Sorocaba conquistou quatro medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze. Os resultados expressivos mostraram a força do esporte local na terceira idade, que detém o título de tetracampeão consecutivo dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), conquistado em Avaré, durante o mês de abril.

Confira os resultados de Sorocaba nos 9º Jiss:

Ouro
Bocha
Xadrez Masculino
Buraco Masculino
Tênis de Mesa Feminino

Prata
Damas Feminino
Damas Masculino
Peteca
Natação Masculina
Natação Feminina

Bronze
Malha
Xadrez Feminino

Etapa sorocabana de basquete 3x3 garante duas vagas na final



As equipes São Paulo DC e Santos garantiram presença na etapa final do “II Challenger Internacional de Basquete 3x3”, após disputarem o último jogo da fase classificatória da competição, realizada em quadra oficial dentro do Shopping Cidade de Sorocaba, no último domingo (29). O evento, que durou quatro dias, foi organizado pela Associação Nacional de Basquete 3x3 (ANB3x3) e contou com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes).

Os espectadores que assistiram ao confronto final viram uma partida bastante concorrida e recheada de boas jogadas. Ao zerar o cronômetro, o São Paulo DC ficou com o título de campeão, vencendo o time do Santos pelo placar de 21 a 14. O terceiro lugar ficou com a equipe Lendas, do Rio de Janeiro.

A classificatória de Sorocaba movimentou os amantes do esporte na cidade, com a participação de 54 equipes de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. A festa de basquete 3x3 também contou com apresentações de grupos de dança, beatbox e rap. No Torneio de Arremessos, o atleta Douglas, do Lendas Rio de Janeiro, foi o vencedor.

A final do “II Challenger Internacional de Basquete 3x3” reunirá, além de São Paulo DC e Santos, outras oito equipes nacionais e seis representações internacionais, com uma premiação total de US$ 5 mil e vagas para os finalistas no FIBA 3x3 World Tour, marcado para o Rio de Janeiro, em setembro.